
«Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir.» George Orwell (1903-1950)
sexta-feira, dezembro 21, 2007
Ainda o Muro da Vergonha
A 10 dias do fim do alargado prazo deste Programa Polis de Silves, o que já antes apelidáramos de Muro da Vergonha volta a fazer das suas, conforme documentam as imagens.
domingo, dezembro 02, 2007
Uns escrevem, outros plagiam

sábado, dezembro 01, 2007
A Ciência confirma

Águas sujas deste Polis

terça-feira, novembro 27, 2007
Relógio "às aranhas"!

sábado, novembro 17, 2007
TMDP - chular o povinho, isso sim!
Nos termos da mesma lei, a TMDP é determinada com base na aplicação de um percentual sobre cada factura emitida pelas empresas que oferecem redes e serviços de comunicações electrónicas acessíveis ao público, em local fixo, para todos os clientes finais do correspondente município. E esse percentual é aprovado anualmente por cada município até ao fim do mês de Dezembro do ano anterior a que se destina a sua vigência, não podendo ultrapassar 0,25%.
(foto de Carlos Gomes)
Força Capitão Rolhão!
segunda-feira, outubro 29, 2007
Alerta para o Picudo


Fica pois este alerta, em defesa das nossas Palmeiras das Canárias, e com o qual se solidarizou o nosso amigo e colega Pedro da Sombra Verde.
domingo, outubro 21, 2007
Santos da casa não fazem milagres
.jpg)
"Na mostra, são apresentadas 80 obras marcantes do seu percurso, no âmbito do desenho, azulejaria e pintura. No mesmo dia, hora e local, abre «Lagos e o Mar – Histórias Marítimas de Lagos». Trata-se da primeira de duas mostras que abordam a ligação desde tempos remotos entre a cidade de Lagos e os oceanos. Ambas as exposições podem ser vistas até ao dia 31 de Dezembro" (leia-se notícia no Barlavento on-line).
sexta-feira, outubro 19, 2007
Em vias de desaparecimento
domingo, outubro 07, 2007
A culpa não é minha!

segunda-feira, setembro 17, 2007
Mau Material!
(Realizado em Setembro 2006 por lifeonlinetv: http://www.youtube.com/watch?v=btg4yOLvkhQ)
Maldito material!, apetece dizer. Por causa dele já ficámos, o que ficámos, à espera do parque de estacionamento ribeirinho, e agora prega-nos a partida no Tribunal e a quem se quer aproximar da desgraçada da Cruz de Portugal! O problema será mesmo do material ou da Presidente que faz agora um ano, e cito, dizia que "(...) isso não impede os acessos e as entradas". Os acessos ou as entradas?
Pois não, durante um ano não foi inaugurado porquê?! E vai ficar óptimo, continuou dizendo... talvez nas vésperas das próximas eleições ou quando finalmente o espaço em que estas obras se fizeram seja propriedade da autarquia. Porque, e por enquanto, são terrenos privados. E a promessa de permuta (Dez. 2003) já é mais antiga que os trabalhos no local.
Até quando esta pouca vergonha com inaugurações de obras inacabadas?!
Lembro que o "esquisso" de projecto destas obras dava pelo nome de requalificação da iluminação pública envolvente do Tribunal e da Cruz de Portugal, e assim foi submetido ao IPPAR para acelerar decisões.
Conseguem ver a Cruz à noite? E parte do Castelo? Só com óculos com infra-vermelhos! E Viva Silves, Património Cultural da Humanidade!
segunda-feira, junho 04, 2007
Allgarve ou Beachgarve?

segunda-feira, abril 23, 2007
25 de Abril em Silves, onde é?


Silves, Capital Cultural do Algarve - assim a classificou Isabel Soares em diversas campanhas pré e pós eleitorais - pela mesma pessoa também pseudo-candidata a Património Cultural da Humanidade, é um deserto cultural face a outras autarquias algarvias.
Comparem, só numa breve repescagem, apartidária por sinal, vários programas de actividades:
- em Portimão
- em Albufeira
...e já fora do Algarve, para contemplar também autarquias CDU, do CDS e do BE:
- no Seixal
- em Ponte de Lima
- e em Salvaterra de Magos
Na Agenda Municipal que há dias me chegou, consigo, ainda assim, descortinar algumas iniciativas que se realizam, ou se mantêm, por esta altura: um passeio de barco pelo Arade (no próprio dia 25 de Abril), a exposição de escultura de Xica na Igreja da Misericórdia, a de Alberto Alegria no ex-matadouro, o 1º de Maio na Quinta Pedagógica e, ainda, a que poderá ter maiores resultados práticos: um Intercâmbio com Idosos no dia 27 de Abril. Se bem entendo, pelo título sugerido, iremos permutar por jovens do concelho do Alvito, alguns dos nossos munícipes mais idosos!
quarta-feira, março 21, 2007
POLIS!? Qual POLIS?
quinta-feira, março 08, 2007
domingo, março 04, 2007
Faz o que eu digo, não faças o que eu faço

Se isto é o Futuro?!...

Ainda as diferenças...
domingo, fevereiro 18, 2007
Afinal era só para Lisboa!

sábado, fevereiro 10, 2007
Uma História das Arábias

É assim que o jornal Público de hoje titula a notícia sobre a inauguração do reabilitado edifício do ex-matadouro de Silves, divulgando em primeira mão a intenção do Centro de Estudos Luso-Árabes entrar com uma queixa em Bruxelas, a par da que já interpôs no Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé.
quinta-feira, janeiro 25, 2007
Chega de amadorismo!

Apoiar não chega

Óptimo, ainda bem que a autarquia de Silves e outras instituições continuam a apoiar este importante evento do calendário cultural algarvio, organizado desde 1987 pelo prestigiado Racal Clube, e ultimamente com a colaboração da Escola Secundária de Silves. Agora, e conforme titulo, apoiar só não chega. Este patrocínio institui o Prémio CMS Jovem, de tema livre mas obrigatoriamente relacionado com uma realidade do concelho de Silves. Muito bem, volto a dizer.
Fica, porém, a questão: já alguém viu aqui por Silves algum dos anteriores filmes premiados com este Prémio CMS Jovem?
Era difícil não era?!
Já nem temos um cinema!
sexta-feira, janeiro 12, 2007
Quem plagiou quem?
Curiosamente, os poucos que terão lido a edição da Voz de Silves do mesmo dia por certo viram um artigo de Arthur Ligne, seu jornalista e director, que versa exactamente o mesmo assunto. As semelhanças (eufemismo meu) entre os dois são gritantes. O texto é o mesmo, mais polido no comunicado da CMS de algumas das tiradas mais polémicas, caso daquela que denuncia a simpatia por situações de regra absolutista como "(...) a verdade é que quem ganhou as eleições para a Assembleia Municipal não tem ali, qualquer possibilidade de exercer o seu direito de vencedor", das descaradas sugestões à "limianização" do órgão ou, ainda, da que sugere que o PSD deveria voltar a apresentar exactamente o mesmo orçamento em próxima discussão, que no comunicado passa a "novo orçamento".
sábado, janeiro 06, 2007
Memória curta

Quem diz que a memória do povo é curta, deve saber que a de certos políticos o é ainda mais!
Dois anos passaram sobre a vitória de Mendes Bota sobre Isabel Soares na luta pelo comando da Distrital PSD. Foi uma campanha acesa, mas talvez alguns se lembrem ainda dos argumentos trocados. Lembro-me eu bem ainda, sobretudo por reconhecer justeza na forma como Mendes Bota falava de Isabel Soares e da sua campanha, e porque "batia certo" com o que sabia, e ainda mais sei hoje, da Presidente da CMS. Referindo-se à outra candidatura, o então candidato à Distrital dizia que "(...) não pautamos a nossa actuação pela promoção de aliciamentos, pressões e promessas de empregos e de lugares aos militantes" (Região Sul on-line, 22 de Out. 2004), ou "Vi pessoas a chorar à minha frente porque estavam a ser pressionadas através da filha, chantageadas com a mulher, ou aliciadas por intermédio do genro" (Região Sul on-line, 3 de Out. 2004), ou ainda, e no mesmo artigo, "há muitas formas de fazer política. A minha, seguramente, não é a do aliciamento, nem da pressão, ou da chantagem. É contra a forma de estar na política de algumas pessoas que aceitei este desafio". Foi Mendes Bota que o disse.