quinta-feira, setembro 29, 2005

Azul, mas de podre!

"(...) Para complementar esta informação laboratorial do Ministério da Saúde, a Câmara de Silves faz saber ainda os resultados relacionados com a inspecção feita à Praia de Armação de Pêra: cor das águas - sem alteração; transparência das águas - sem alteração (negrito nosso); óleos minerais - ausência; espuma persistente - ausência; cheiro a fenóis - ausência; sólidos flutuantes - ausência. Segundo a edilidade "a conjugação de todas as análises classifica a Praia de Armação de Pêra de "Boa Qualidade", situação que também acontece com a Praia Grande (Bandeira Azul e Praia Dourada) e Praia dos Barcos." (Jornal Região Sul, 16 de Junho de 1999)
Foz da Ribeira de Alcantarilha, 28 de Setembro de 2005
Esta é a imagem (não trouxe é o cheiro) da foz da ribeira de Alcantarilha (maternidade natural do peixe que ali é pescado) tal como a fotografei ainda hoje. Pássaros e peixes mortos, envenenados pelas turvas e contaminadas águas, cheiro nauseabundo.
Disseram-me também os pescadores locais que no Verão estava ainda pior, o que por certo fez um bom postal turístico daquela que já foi praia de bandeira azul, vizinha de outra que já foi Praia Dourada, junto a uma das mais importantes lagoas e reservas naturais do Algarve, a zona dos Salgados!
Progressos!!? só nos cartazes sensibilizadores.
Faz o que eu digo, não faças o que eu faço!
Colaborem, enviem este artigo directamente aos mais directos responsáveis pelo arrastar desta vergonhosa situação. Cliquem na imagem do envelope no final deste texto e escrevam o endereço electrónico que forneço:
Chefe de Gabinete da Presidente da Câmara Municipal de Silves
cms.chefegabinete@oninet.pt

Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve - sem e-mail de contacto!! mas podem enviar-lhes uma mensagem com o vosso comentário e a ligação directa à página do blogue http://sacodosdesabafos.blogspot.com/2005/09/azul-mas-de-podre.html (foi o que fiz)

Sem comentários: