sábado, outubro 15, 2005

Vão demolir a Cruz de Portugal!


Podia ser título de um desses jornais sensacionalistas que por aí há. Podia, mas não é. É brincadeira minha! Mas sobre um assunto sério e uma atitude que já é caso corrente em Silves: a falta de informação. Sobre o que realmente está acontecendo junto à Cruz de Portugal não se informa nem munícipes nem turistas ( e são muitos) que por ali passam. Nem uma planta do projecto, nem um cartaz informativo do que vai ser. O que se vê é uma demolição e um monumento nacional a cujo acesso somos impedidos!
P.S. - Vem a propósito dizer que este monumento não pode continuar como está e onde está (pelo menos o original) por mais tempo, se queremos preservá-lo. Não seria boa altura para o fazer?

2 comentários:

Anónimo disse...

Manuel, concordo plenamente com as suas opiniões.
Estou curiosa, gostaria de saber o que naquele espaço irá aparecer. Já vi, anteriormente, alguns cartazes de obras por fazer e que nem projectos aprovados tinham, agora... vejo obras a serem feitas e nada de informação.Os munícipes e turistas merecem mais e melhor informação.
É urgente a preservação do monumento nacional Cruz de Portugal.
Esta é a altura certa para pensar o que fazer, depois poderá ser tarde demais.

Marco António I. Santos disse...

É sem dúvida urgente uma intervenção na Cruz de Portugal, pois a matéria-prima utilizada é muito vulnerável e cada vez mais tem tendência a acelerar o processo de degradação. A melhor solução, a meu ver é a colocação de uma réplica perfeita no local e expôr a original num espaço museológico devidamente preparado.