sexta-feira, outubro 07, 2005

Reino do Já Vale Tudo


Palpita-me que não são aqueles que apoiam o que escrevo os meus mais assíduos leitores. O que até é bom! Digo isto, não só pelos comentários que recebo, muitos deles anónimos e insultuosos (já censurei até alguns pela duvidosa qualidade da linguagem), o que é desde logo lamentável, mas pela resposta quase imediata que recebem no terreno as críticas que aqui faço. Cito exemplos, um pouco ao acaso: lembram-se do camião com a bandeirinha? no dia seguinte o mesmo camião já não a tinha; lembram-se da crítica ao estado do jardim Cancela de Abreu? pois foi-lhe feita uma maquilhagem, um botox; lembram-se da referência ao descontentamento dos moradores da zona histórica e ao seu abaixo-assinado? pois hoje foi feita limpeza e caiação em toda a zona; lembram-se da incógnita quanto à feira de Silves? pois ontem saiu anúncio pago no Correio da Manhã informando que será no Encalhe (?). Enfim, tudo vale para tapar o sol com a peneira. Hoje, último dia da campanha eleitoral, a situação atingiu os limites do razoável. Foi profusamente distribuído entre os comerciantes da baixa silvense um panfleto anunciando o seguinte, e cito: " No sentido de minimizar os efeitos das obras Polis na Cidade de Silves, vai a SilvesPolis proceder à abertura parcial e condicionada do Parque de Estacionamento (...) O referido espaço estará disponível a partir de Sábado, dia 8 de Outubro de 2005, para parqueamento de 330 viaturas."
Perante este panfleto, que não sei classificar, coloco as seguintes questões:
1º - Quem pagou este flyer eleitoralista de última hora: a SilvesPolis, o PSD local ou os dinheiros de todos nós?
2º- Realizar uma inauguração (parcial e condicionada, seja lá o que for o que isso quer dizer!) na véspera de eleições é, no mínimo, imoral. Mas é pior, é segundo a lei violação do princípio de reserva de campanha política, para mais de um titular de um cargo público (a presidência camarária).
3º- Afinal houve pré-inauguração, privada, ainda hoje, ao fim do dia, exclusiva e expressamente para a caravana partidária do PSD que ali fez uma demonstração de condução exuberante e ruidosa. Dez minutos antes, e após ter visto o também hoje instalado placard Polis à entrada da cidade anunciando o novo estacionamento, maliciosamente perguntei a um funcionário em trabalho na zona se poderia estacionar ali. A resposta foi uma rotunda negativa. Pergunto: o que é que é isto???
4º Como se sentirá o Partido Socialista no meio de tudo isto? Afinal foi Sócrates que entregou a Silves este mini-polis. Agora ele é escandalosamente utilizado, em meios e verbas (acrescente-se públicas), conforme o calendário eleitoral dos presidentes em exercício nas câmaras que tiveram esta oportunidade. Não há nada na lei que impeça estas sociedades anónimas de capitais exclusivamente públicos de colaborarem descaradamente nas campanhas eleitorais, seguindo os timings e as directizes do poder instituído? Não é isso que aconteceu em Silves durante esta última semana?
Vivemos no Reino do Já Vale Tudo!

16 comentários:

Anónimo disse...

A Rainha no Seu Melhor.....Quero, posso e Mando.....

Á boa Maneira de Felgueiras, Gondomar, Amarante, e Oeiras ( O Modelo perfeito segundo a própria rainha )......

Aliás quem seria o estúpido que se lembrou de inventar as eleições ?

Seria bem mais fácil passar o trono ao maninho ou a algum súbdito mais obediente ....

Anónimo disse...

Recebi ontem na caixa do correio um manifesto eleitoral do PSD com a designação "Veja a Obra feita"
Tive curiosidade e estive a ler atentamente, neste documento estratégicamente distribuido no último dia de campanha, fala de obra feita como é o caso de 4 árvores em mámore branco colocadas, transportadas e executadas em 1999 na Praça Al'Mutamid, fala também na mesma praça de um parque de estacionamento a nascente da mesma, continuando fala da aquisição da montagem de um descalcificador nas Piscinas Municipais, entre outras obras de execução duvidosa. Isto até dá para rir se não fosse tão sério.

Mas quem é que o PSD quer enganar?

Onde é que estão as árvores? Onde é que está Parque de estacionamento? Montagem de um descalcificador? Já agora coloquem a quantidade de parafusos e de cilicone gasto na manutenção das piscinas.

Politica assim não concordo. Que se aproveite da obra feita para captar votos é uma coisa, encher manifestos de mentiras NÃO.

NÃO, NÃO QUERO MAIS ISABEL SOARES NEM BOYS PSD que conduzem a Câmara a seu belo prazer e inventam histórias de encantar para os munícipes acreditarem. (vejam o caso do Gabinete de Imprensa da CMS que é a mesma pessoa da Voz de Silves), que agora vem justificar o que não fez durante os últimos 4 anos, e com um publicação apenas faz apelo ao voto PSD, mas que rica isenção jornalistica.

Obrigado, mas já dei neste peditório. Agora não dou mais.

O visivel desencanto PSD foi a mini festa realizada na Fábrica do Inglês no encerramento da Campanha, com pouco mais de 500 pessoas. Para fim de festa a coisa correu mal. Para que esperava 4000 pessoas, ter 500, foi um fiasco.
Os eleitores já não vão em histórias da carochinha, querem politicas concretas que definam o rumo positivo das suas vidas e do local onde moram.

Realmente queremos mais e melhor sem Isabel Soares e o seu PSD.

Só uma esquerda unida terá condições de desenvolver o nosso concelho. Que se una o PS a CDU e o BE. A força e a coragem de Lisete Romão, a experiencia e seriedade de Francisco Martins e a clareza de Carlos Cabrita. Assim sim teriamos uma grande e eficaz Câmara Municipal de Silves.

Esta foi a minha reflexão de véspera de eleições.

Ass: Miguel Nobre

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o cidadão Miguel Nobre em tudo o que disse.

Anónimo disse...

Parabéns ao autor deste blog!
Com ele e através dele, interpretei melhor o que fui vendo ao longo das últimas semanas em Silves, principalmente. Nunca em tempo algum vi tanta "magia" na minha cidade. Da noite para o dia apareciam "coisas" feitas com tamanha rapidez que cheguei a beliscar-me pensando que estava a sonhar. Só visto!... Contado não tem graça: bancos de jardim retocados, fontes multicolores, parques de estacionamento quase acabados, árvores plantadas... isto, num percurso de dois quilómetros... No que toca à minha parte, já não vou neste tipo de campanha eleitoral, está mais que ultrapassada. Voto CDU, este blog ajudou-me a tomar a minha decisão.

Anónimo disse...

Vocês não querem ganhar... querem é derrubar a presidente!

Manuel Ramos disse...

Obrigado Alice de Sousa. Fico satisfeito, por saber, que nalguma coisa este blogue fez a diferença.Há coisas que se evidenciam mais quando sujeitas a cosméticas apressadas...

Anónimo disse...

Oh Sr. Anónimo diga lá onde está o paruq de estacionamento a nascente da Praça Al'Mutamid? Onde estão as árvores de marmore? e outras obras descritas no manifesto do PSD, que eu não vejo nada.
Eu já não falo das inaugurações feitas à pressa, as obras estão inacabadas mas pelo menos existem, eu só pergunto pela obra que diz ter sido feita e eu não vejo nada. Se calhar ando cego ou enganado.
Infeliz não aquele que não vê, infeliz é o que não quer ver, como o Sr. Anónimo do comentario deste Post.

Ass: Miguel Nobre

Anónimo disse...

Vocês realmente só criticam. Deixem a Dra Isabel continuar o seu bom trabalho... porque o que foi construido foi para o bem de todos nós, é claro que algumas coisas não se cumprem a prazo mas serão certamente concluidas! Leiam bem o 'panfleto' que foi distribuido..

mais e melhor

Anónimo disse...

Sr. Anónimo

Só o exemplo das árvores de marmore vem desde 1999. São só seis anos.

Quando falo nisto não sou fundamentalista nos erros ou casos menos felizes da Drª Isabel Soares, apenas me refiro ao estilo.
Se a Srª Drª Isabel Soares a sua equipa e o PSD tivessem sido mais verdadeiros ao longo de 4 anos e ao longo da campanha, ganhariam de certeza o meu voto. Desta forma não.

Deviam assumir-se e ser mais verdadeiros com os municipes.
As Obras que estão à vista existem, o que não precisam é apregoar coisas que não existem e muito menos instalações de descalcificadores em piscinas.(É um discurso muito pobre).
Se eventualmente o PSD ganhar, só espero que sejam no minimo sérios no seu discurso, o que realmente não aconteceu durante 8 anos (sinto-me enganado), bastou-me para mim ler bem o "panfeleto" como diz o Sr. Anónimo.
Podem até ganhar, o que não podem é insinuar que somos parvos, isso não, meus senhores.

Ass: Miguel Nobre

Anónimo disse...

miguel nobre o voto é seu...

Você é que irá escolher a melhor opção para si. O que eu vejo é que o que ele tem feito nunca foi feito anteriormente e é difícil de ir outra força política para a C.M.S. e fazer melhor ou igual...

mais e melhor

Anónimo disse...

“é difícil de ir outra força política para a C.M.S. e fazer melhor ou igual...”
Concordo com o anónimo, é realmente difícil mentir tanto!
Ontem era difícil andar em Silves, tal era a quantidade de narizes de Pinóquios que por lá passaram para inaugurarem, em plena campanha eleitoral, o inacabado parque de estacionamento. “Com papas e bolos se enganam os tolos” mas não vai ser por muito mais tempo meu caro!

Marília Pinto

Anónimo disse...

Mesmo mentindo como vocês dizem e eu discordo fez-se mais do que os anos que vocês estiveram lá... vá falem à vontade. Falem-me de flores para poupar água para não se enterrarem mais.

Anónimo disse...

Sr. Anónimo eu não sou de nenhuma força politica e se aqui falo é porque não tenho outra forma de chegar até si, nem ao seu partido em Silves, visto que nem página na Internet têm.(Na CMS levaram 8 anos para a fazer, no partido PSD talvez levem mais um bocadinho).
Nota-se bem o estilo de arrogância quando fala da maneira que o sr. Anónimo fala, está bem patente o estilo que o Sr. herdou do PSD e seus dirigentes.
De vez em quando é bom nos distanciarmos, abrirmos os olhos, e não sermos carneirinhos a seguir o lider.
Ter opinião própria é humano e não é vergonha.
Mesmo sendo militante ou apioante de um partido podemos pelo menos assumir as nossas posições, é no minimo legitimo e democrático.
Mas perdoe-me o Sr. Anónimo que isso é algo que não acontece no interior do PSD.(falo por experiência própria)
Mas enfim, gostava que me apresentassem uma estratégia clara para o concelho de Silves, e não um conjunto de medidas avulso copiadas de eleição para eleição.
O facto é que os Srs. não têm estratégia e actuam de uma forma arrogante como se as outras pessoas fossem estupidas e isso não é lá muito simpático da sua parte.

Ass: Miguel Nobre

Anónimo disse...

Arranjam logo coisas mesquinhas para se defenderem ou darem exemplos de coisas que não fazem o minímo sentido, antes deste site existir já existia outro com uma nova versão.
Quanto à arrogância, não reparo nela, apenas fico desiludido quando as pessoas só falam mal e do que não está feito, agora para o que está bem feito e mais outras coisas ninguém fala... essa é a realidade.

Os governos anteriores em Silves à Drª. Isabel Soares fizeram 0 em relação ao que foi feito até agora, vejam isso!

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Comento agora neste espaço, para dar os parabens ao PSD e à Drª Isabel Soares, assim como ao Sr. Anónimo pelo resultado obtido nestas eleições autaquicas.
Contudo espero que neste próximo mandato exista mais transparência e rigor.
Como referi em anterior comentário, deve o PSD e a DrªIsabel Soares vanglorizar-se pela obra que fez e não pela obra que não fez, e isso Sr. Anónimo quero-lhe dizer que estarei atento. Porque é para isso que serve a cidadania num pais como o nosso. Sim, porque sou um cidadão e não um militante partidário.
E essa condição permite-me ter uma opinião livre. Espero também que assim se sinta o Sr. Anónimo, livre e com opinião.

Dou-lhe os parabéns a si Sr. Anónimo.
Dou também os parabéns ao Sr. Manuel Ramos, autor deste Blog, que contribuiu para alertar para algumas situações menos positivas do nosso concelho. Espero bem que continue com este valoroso trabalho, sugerindo que o mesmo possa passar a forum, o que seria realmente interessante.

Ass: Miguel Nobre

Anónimo disse...

Independentemente das minhas convicções e ideologias, sou democrata, livre de filiações partidárias, uma comum cidadã e é nesta condição que quero dar os meus parabéns à CDU por, mais uma vez, ter sido eleito Presidente De Junta de Freguesia um Homem de Bem. Ao Francisco Martins desejo que como Vereador continue a defender, como tão bem o soube fazer ao longo da Campanha Eleitoral finda, o nosso Concelho. Ao Manuel Ramos gostaria de he agradecer, mais uma vez, a criação deste blog e que continue a mostrar a todos o que de bom e de mau existe neste concelho.
Por fim, à Isabel Soares e ao PSD de Silves envio os meus parabéns pela vitória alcançada, espero "Mais e Melhor" mas sem vaidades nem arrogâncias.