sexta-feira, outubro 07, 2005

Obra Feita!

Não tendo tido tempo, dinheiro ou descaramento para fazer sair o Boletim Municipal antes das eleições (cuja regularidade o teria feito sair no passado mês de Junho), lançou o PSD na ante-véspera do final da campanha eleitoral, um boletim semelhante, profusamente ilustrado, a que chamou "Autárquicas 2005 - Mais e Melhor". Deixo para outra ocasião o comentário a algumas das afirmações ou questões colocadas por esse legítimo manifesto. O que quero agora fazer é uma apreciação ao encarte (suplemento) que o acompanha sob o título "Prometemos e Cumprimos. Veja Obra Feita!". O rol é extenso, pois reporta-se a 1998. Oito anos, ... são oito anos. Muitas das obras que ali são enumeradas, são ridículas pela dimensão, descrição e volume das empreitadas (instalação de 2 bancadas para venda de pescado no mercado municipal de Messines ou execução, transporte e colocação de 4 árvores em mármore branco no arranjo urbanístico do Largo das Finanças-Silves); outras são repetidas por dois, três anos (pavimentação de passeios junto à escola EB 2,3 de Messines 2001-02); outras, iniciaram-se em 2001 (Mercado novo de Alcantarilha), estão ainda incompletas em 2005, apesar de já terem tido duas inaugurações!); outras, são já referidas em 2003 (recuperação da cisterna almoada do castelo de Silves) e ainda nem começaram! outras, ainda, não são obra, são projectos de obra (projecto de estabilidade, segurança, higiene e saúde do Museu do Traje[?]). Mas como é mais fácil, por que a memória é curta, debruçamo-nos agora sobre o ano de 2005, aqui vai:
- Execução da Fonte Ornamental na rotunda da Torre Ibérius (passei por lá há dois dias e não vi nada)
- Construção do Jardim Municipal em Messines ( o que lá vejo é uma vedação, o terreno movimentado, e um painel publicitário cujo plano tem 4 anos!)
- Parque de Estacionamento na zona nascente da Praça Al-Mutamide ( só se for o do Lidl, o outro que lá vejo é o da imagem!)

- Execução do muro de vedação e da iluminação do Parque de Feiras de Messines ( o que lá está é um ilegal painel que não foi retirado depois da decisão da Comissão Nacional de Eleições. Hoje vi lá dois isolados trabalhadores, uma máquina que fez um roço e uma betoneira que o enchia. O roço deve ser para o muro, presumo, não vi é trabalhos para a iluminação. Também sem projecto aprovado e com uma verba de 1000 contos no orçamento de 2005, faz-se o quê? Só para inglês, ou eleitor distraído, ver!!).
- Concepção e construção da Ecovia do Litoral Algarvio-concelho de Silves (onde? quero saber pois tenho vontade de fazer umas voltinhas de bicicleta. Talvez se refiram aos passeios em calçada portuguesa que vão de Alcantarilha a Armação e que muito jeito faziam entre a estação de Silves e a cidade!).
Uma última questão coloco: com uma linguagem tão técnica em alguns dos itens, com um tão apurado conhecimento de tais pormenores que se reportam até 1998, quem terá tido o encargo de fazer este rol, o partido ou a Divisão de Obras Municipais?
Enfim, se isto e muito mais que por lá vai, é OBRA FEITA, gloso o cartaz que a Câmara Municipal colocou junto à auto-estrada do Sul (Palmela-Setúbal) e digo: "Vai lá, vai..."

3 comentários:

Anónimo disse...

Após ter comentado no post do "Reino do Já Vale Tudo", achei que o meu comentário apesar de referir algumas coisas que o autor do blog escreve neste post (felizes coincidências, afinal não estamos cegos), merceria ser publicado de novo, pela oportunidade do mesmo.

Recebi ontem na caixa do correio um manifesto eleitoral do PSD com a designação "Veja a Obra feita"
Tive curiosidade e estive a ler atentamente, neste documento estratégicamente distribuido no último dia de campanha, fala de obra feita como é o caso de 4 árvores em mámore branco colocadas, transportadas e executadas em 1999 na Praça Al'Mutamid, fala também na mesma praça de um parque de estacionamento a nascente da mesma, continuando fala da aquisição da montagem de um descalcificador nas Piscinas Municipais, entre outras obras de execução duvidosa. Isto até dá para rir se não fosse tão sério.

Mas quem é que o PSD quer enganar?

Onde é que estão as árvores? Onde é que está Parque de estacionamento? Montagem de um descalcificador? Já agora coloquem a quantidade de parafusos e de cilicone gasto na manutenção das piscinas.

Politica assim não concordo. Que se aproveite da obra feita para captar votos é uma coisa, encher manifestos de mentiras NÃO.

NÃO, NÃO QUERO MAIS ISABEL SOARES NEM BOYS PSD que conduzem a Câmara a seu belo prazer e inventam histórias de encantar para os munícipes acreditarem. (vejam o caso do Gabinete de Imprensa da CMS que é a mesma pessoa da Voz de Silves), que agora vem justificar o que não fez durante os últimos 4 anos, e com um publicação apenas faz apelo ao voto PSD, mas que rica isenção jornalistica.

Obrigado, mas já dei neste peditório. Agora não dou mais.

O visivel desencanto PSD foi a mini festa realizada na Fábrica do Inglês no encerramento da Campanha, com pouco mais de 500 pessoas. Para fim de festa a coisa correu mal. Para que esperava 4000 pessoas, ter 500, foi um fiasco.
Os eleitores já não vão em histórias da carochinha, querem politicas concretas que definam o rumo positivo das suas vidas e do local onde moram.

Realmente queremos mais e melhor sem Isabel Soares e o seu PSD.

Só uma esquerda unida terá condições de desenvolver o nosso concelho. Que se una o PS a CDU e o BE. A força e a coragem de Lisete Romão, a experiencia e seriedade de Francisco Martins e a clareza de Carlos Cabrita. Assim sim teriamos uma grande e eficaz Câmara Municipal de Silves.

Esta foi a minha reflexão de véspera de eleições.

Ass: Miguel Nobre

Manuel Ramos disse...

Obrigado Miguel Nobre. Concordo. Leia os meús próximos artigos e verá quanta é a nossa sintonia!

Anónimo disse...

Caro Miguel Nobre: Penso que não se trata de um problema partidário ...tem mais a ver com problemas de personalidade...

Gente válida há em todos os partidos....só que actualmente o psd de silves é a rainha, o marido, o filho, o mano, os aios e todos os que só sabem dizer sim á rainha...

Há muitos simpatizantes do psd que por saberem distinguir as realidades foram afastados ou afastaram-se e têm vergonha do clima de prepotência, compadrio, perseguição e bagunça que reina na C.M.Silves.....

É curioso que os actuais votantes na rainha são pessoas de todos os partidos que se deixaram absorver pela fachada.....

Provavelmente os mais informados, ainda que simpatizantes do psd têm que votar na Cdu ou no Ps....

Esta é a minha reflexão de sábado pré eleitoral

Amanhã Missa em Messines com o Padre Brito......e votar