sábado, novembro 17, 2007

Força Capitão Rolhão!


Morrem alguns, mas entretanto nascem outros blogues neste concelho.

Saúdo a chegada do Capitão Rolhão, um blogue silvense com um objectivo muito especial e louvável: pôr todos nós a reciclar rolhas.

O colega e amigo Pedro Santos, professor na E.B. 2,3 Dr. Garcia Domingues, entusiasmou a turma do 5º A no projecto e aí estão com o Capitão Rolhão, a face vísivel das iniciativas que irão desenvolver para nos sensibilizar à reciclagem deste produto de origem natural, que após cumprir a sua primordial função é, injustamente, desprezado: a rolha de cortiça natural.

Só a fartura de cortiça em que sempre convivemos explica tão despropositado comportamento. A cortiça presente nas rolhas das nossas garrafas é reciclável e reutilizável, ainda não para fazer novas rolhas, mas para uma grande variedade de produtos e reutilizações, poupando a matéria-prima em primeira mão para utilizações "mais nobres". Afinal, trata-se de um produto escasso, limitado na sua produção (o sobreiro com capacidade produtiva restringe-se à zona ocidental mediterrânica) e face à solicitação crescente, até para novas aplicações, com tendência para aumentar de preço, o que o põe a si, e ao seu habitat, também em perigo. E isso todos nós, portugueses, temos o dever de contrariar.

É pois de saudar que surjam - sobretudo envolvendo os mais jovens - a par de outras que já conhecemos (reciclagem de tampas de plástico em contextos de solidariedade), iniciativas que devolvam dignidade e valorização a este importantíssimo produto que é responsável primeiro pela conservação de uma das nossas mais importantes heranças patrimoniais naturais: o montado de sobro. Em homenagem ao passado desta cidade, em nome das gerações de rolheiros Silvenses que com sacrifício tornearam à mão, horas a fio, milhões desses objectos, considero extremamente feliz esta ideia.

E exorto os silvenses a apoiá-la!

1 comentário:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Manuel,

Obrigado pelo apoio e pela publicidade. E por me teres "apresentado" a esta ideia, a partir da experiência de Loulé, que era para mim totalmente desconhecida.

Convém sublinhar que o nosso projecto está apenas no início. Mas até ao Natal queremos ter uns rolhões na escola, no Modelo e em alguns restaurantes da cidade.

Queria também sublinhar que não estou sozinho neste projecto e que conto com o apoio de todo o conselho de turma do 5ºA e, em particular, do João Cunha que comigo dá a Área de Projecto.

Um abraço e contamos contigo!

P.s. - Vão guardando as rolhas...