segunda-feira, outubro 29, 2007

Alerta para o Picudo


O Picudo Rojo (Rhynchophorus ferrugineus), assim lhe chamam os espanhóis, é uma recente praga de origem asiática que ataca sobretudo as Palmeiras das Canárias (Phoenix Canariensis), uma das variedades mais comuns e características no nosso Algarve. O ataque às árvores realiza-se por um insecto de cor avermelhada (ver imagem), daí o nome em castelhano. Uma vez as palmeiras atacadas, e por ser difícil a detecção precoce, raramente há salvação para as árvores.

Tudo se desenrola no interior do miolo das longas folhas, sem sinais visíveis exteriormente, a não ser algum amarelecimento das folhas que, roídas pelo escaravelho, vão perdendo paulatinamente a sua capacidade de alimentação. O resultado final é a morte da árvore, de pé, conforme se pode já ver no Algoz, junto ao Lavadouro Público.

Palmeira atacada no Algoz (foto José Cabrita)
Um belo exemplar que se perdeu. E não é caso único no nosso concelho. Há que estar alerta para os primeiros sinais e pedir a máxima vigilância, sobretudo dos serviços municipais de jardinagem que têm a seu encargo centenas de árvores. Já há tratamento específico para a praga, mas este deve ter sobretudo carácter preventivo. No sul de Espanha e nas ilhas Canárias a doença tem causado enormes prejuízos à flora local e tem já estatuto de epidemia. Sobre ela já se realizam congressos.
Fica pois este alerta, em defesa das nossas Palmeiras das Canárias, e com o qual se solidarizou o nosso amigo e colega Pedro da Sombra Verde.
P.S.- Caso conheçam mais algum caso neste concelho, agradeço o vosso alerta, pelos comentários ou pelo e-mail.
Ainda outro P.S. - Tive hoje, dia 27.11.2007, a confirmação por parte do vereador Domingos Garcia, responsável pelo pelouro do Ambiente, que a praga já chegou ao concelho de Silves, e em força, na freguesia do Algoz.

2 comentários:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Manuel,

Deixo-te uma sugestão de visita:
http://capitaorolhao.blogspot.com/

Abraço e bom fim-de-semana

Manuel Ramos disse...

Que boa surpresa!
A justa referência já de seguida...e nas ligações laterais.