sábado, outubro 01, 2005

Amanhã lá estarei!



















Amanhã de manhãzinha lá estarei, câmara fotográfica nas mãos, em plena Serra de Silves para constatar, espero, aquela que foi uma vitória da opinião pública contra a incompetência e laxismo dos nossos dirigentes. Refiro-me à situação de ameaça que recaía, veremos se não recai ainda, sobre o património cinegético da Serra de Silves. Estão de parabéns todos os que colaboraram neste importante quanto histórico movimento pela conservação da Natureza. A Associação Viver Serra e o seu presidente Eng. Paulo Reis, o Local e Blogal (veja-se http://blogal.blogspot.com/2005/09/que-viva-serra.html), este mesmo Saco dos Desabafos, modéstia à parte (http://sacodosdesabafos.blogspot.com/2005/09/atentado-ambiental-com-data-marcada.html), o jornal Barlavento, Correio da Manhã, Região Sul, a TVI, enfim , todos os cidadãos anónimos que enviando mails ou espalhando a notícia desta ameaça, alertaram os caçadores menos informados e obrigaram as entidades oficiais a se pronunciarem favoravelmente sobre este assunto. Prova disso é a notícia do Região Sul que adiante reproduzo na íntegra:

«Interdita a actividade cinegética na Zona de Caça Turística de Silves
Governo Civil avisa que as autoridades actuarão em conformidade
Um comunicado emitido esta tarde (2005.09.30) pelo Governo Civil de Faro refere que "ao invés do que tem sido referenciado, de modo próprio em alguns órgãos de comunicação social, não será permitida a actividade cinegética na Zona de Caça Turística de Silves (ZCT), com início previsto para domingo dia 2 de Outubro".
Adianta o mesmo comunicado que, "não obstante a caducidade da concessão daquela zona cinegética, de acordo com a legislação em vigor, a mesma não foi ainda formalmente extinta ao abrigo do nº 2 do artº 50 do Dec-Lei nº 202/2004 de 18 de Agosto".
Esclarece ainda aquele documento do Governo Civil que a nova portaria "extingue parcialmente a ZCT atrás referida precisamente no que respeita à área sobreposta e resultante da anexação dos respectivos terrenos à zona de caça associativa (ZCA) de Monterroso. Assim sendo, as autoridades de fiscalização, em especial a GNR, actuarão em conformidade na defesa e protecção dos valores integrados na ZTC de Silves, não permitindo a caça às espécies ali existentes".
Recorde-se que a abertura da caça tem lugar amanhã, dia 1 de Outubro (
dia 2 de Outubro, correcção nossa), de acordo com o calendário cinegético em vigor. »

Região Sul, 30 de Setembro de 2005




Sem comentários: