domingo, agosto 02, 2009

Silves - de maior concelho do Algarve ao melhor da Europa

in http://canalsu.blogspot.com


A época eleitoral é propícia ao desvario. Mas Isabel Soares abusa.

Pouco tempo passado após a promessa de fazer de Silves "o maior concelho algarvio"(sic), promete agora transformar o concelho "no melhor da Europa"!!

Temos aqui mais um exemplo do que é a "política de verdade" do PSD e o exemplo acabado de que o PIS segue à risca os conselhos da presidente daquele partido, Manuela F. Leite, quando no Algarve veio pedir aos autarcas que não prometessem o que não podem e só falassem verdade.

As declarações de IS foram feitas no âmbito da apresentação do PEDS (Plano Estratégico de Desenvolvimento de Silves) que, embora sendo documento imprescindível e fundamental para o futuro planeamento concelhio, merecia não ficar marcado por declarações eleitoralistas deste calibre e por outras de igual timbre que adiante comento. Como não pude estar presente (embora tenha estado anteriormente numa das sessões de apresentação e preparação deste documento) vou basear-me e confiar no que li no Terra Ruiva on-line.

Começando com humor, devo referir que não seria necessário IS citar o Papa João XXIII para nos convidar a trabalhar: bastaria citar Cavaco Silva quando era ainda primeiro-ministro.

Em segundo lugar, fica o sublinhado para as palavras do Dr. Ricardo Tomé que acha que a Fissul deve ser capitalizada e transformada num espaço multi-usos de importância regional; longe vão os tempos em que IS, na oposição, falava de um elefante branco. Assinalável também a informação do técnico camarário que nos vem dizer que a partir de Agosto o PEDS estará disponível no site da Câmara; os leitores do Blogue do Vereador por lá já o vêem há dois meses!

Vem agora o melhor: Isabel Soares encerrou a apresentação com umas palavras de agradecimento e a promessa de transformar o concelho de Silves no "melhor concelho da Europa" (in Terra Ruiva): já nem faço mais comentários!

E depois: Em conversa havida com a comunicação social presente, a presidente da CMS realçou a aposta na Inovação e Conhecimento, na Localização da Plataforma Logística, na Zona Industrial do Algoz, no Desassoreamento do Rio Arade e no Património Cultural Natural (idem): em todas as campanhas a ladaínha é a mesma, com excepção desta coisa agora que é a I&D, muito na moda, e que é de momento, depois do golfe, o novo paradigma para poder construir imobiliário em tudo o que é sítio!

E termina com mais duas declarações espantosas:
1. A importância estratégica do rio justificava a "autarquia assumir a responsabilidade financeira do desassoreamento do rio Arade". Será que alguém lhe perguntou por que é que ainda não o fez nestes 12 anos??!

2. "A edil prometeu, em espaço ainda a definir, um Observatório do Lince Ibérico, na cidade de Silves" (idem). Ai agora é o Lince Ibérico?! E que é feito do Centro Tecnológico da Citricultura que IS deixou cair, da Festa da Laranja ou Feira Nacional da Citricultura, dos Congressos de Citricultura, da promoção e institucionalização da marca Laranja de Silves?, coisas que realmente ajudariam a construir a imagem cultural e ambiental deste concelho. Poderá até haver um pequeno centro interpretativo e de investigação junto ao Centro de Reprodução da Herdade das Santinhas (Funcho) que não é sequer responsabilidade sua ou da autarquia, mas se pensa que em Silves vai haver linces para observar além dos que vêm para o Centro de Reprodução, enfim, e passo a expressão, ponham as barbas de molho! E os coelhos na Serra de Silves?
Silves vai ser barriga de aluguer: os linces vão para a Malcata.

Enfim, demagogia e ignorância muito para além do qb!


10 comentários:

Anónimo disse...

Talvez não seja desvario ou abuso.
É julgar que toda a gente é ignorante e não sabe que o que diz não passa de promessas ocas e inviáveis nos tempos que correm.
É banha da cobra pura.
Silves precisa de tudo e mais alguma coisa, porém, terá que ser feito por pessoas conscientes, integras e honestas que não prometam muito, mas façam alguma coisa de forma sustentada e credível.
Para mal de todos nós a senhora irá continuar na Câmara, porque não há oposição credível.
A verdadeira OPOSIÇÃO tem um nome,Dr. MANUEL RAMOS, justiça seja feita, mas não chega.
O bonsenso aconselharia à moderação, mas a ambição e o delírio falam mais alto.
Imagino as sonoras gargalhadas, que se ouvirão pelos lados de Messines e no restante Concelho, face aos projectos anunciados, sem vintém.
Então, e os projectos inacabados, como é?
Existe um elevado déficit de vergonha, sem dúvida.





.

Rousseau disse...

Eu ouvi dizer que a Oposição na Câmara, não passa pela Vereação, mas sim por outras pessoas que, mais bem preparadas, tem feito frente ao PIS e obrigam-no a engolir alguns sapos... e não se auto intitulam de ilustres, porque esses são todos uns vaidosos e fazem parte do mesmo grupeto de moscardos...

Manuel Ramos disse...

E eu ouvi dizer que quando é hora de dar a cara pelas coisas que criticam, sentam-se à frente do computador a escrever comentários nos blogues. E ainda que querendo também ser ilustres não podem, porque são anónimos e sempre irão ser. É a sua triste condição.
Estratégias...

Anónimo disse...

É verdade Senhor Vereador, mas talvez existam motivos para que algumas pessoas assim procedam.
As razões podem ser válidas.
São estratégias que podem resultar.
De algumas estratégias sabemos bem os resultados obtidos.Dessas outras, os resultados podem surgir.
Qual a melhor estratégia?
Quando o campo de batalha está fortemente minado todas as estratégias têm fracas possibilidades de êxito.
Podem contribuir para uma melhoria.
Com o que escrevo não pretendo criar polémica,mas sómente dizer que cada um deve ser livre para seguir palo caminho que mais segurança lhe dê, desde que o faça de maneira correcta.
Vamos votar, para que os que prevaricam se perpetuem no poder.
Quando se sabe que indivíduos que lesaram ou estão lesando o erário público se propôem a ocupar lugares de alta responsabilidade na chefia do Estado, porque a Lei o permite, está tudo dito.
Seria fastidioso dar exemplos do que não deveria acontecer.
Estou com os descrentes e não acredito que estejamos no caminho certo.
Bem haja pelo seu valioso contributo. Bem sei que não é por sua causa que nos encontramos neste lodaçal sem saídas à vista.
Vamos ter mais do messmo só que com mais lama.
Tótó

Rousseau disse...

Pois é, senhor Vereador, eu cá ouvi dizer que mais valia estar calado do que dizer asneiras!
Essa já era uma estratégia seguida fervorosamente por Napoleão Bonaparte! De qualquer forma, eu tenho para mim que mais vale não dar a cara e somar êxitos do que dar a cara e estar a engolir sapos! Fiquei com a ideia que o Sr. Vereador se sentiu atacado, mas com o comentário anterior apenas se quis dizer que há pessoas, muitas válidas, que, até onde podem, têm perturbado e muito quem está no poleiro... em diversas ocasiões, mais do que a oposição! Se essas pessoas não passeiam com os ilustres, talvez seja porque não gostem de misturas e dispensem vaidades... já pensou nisso Sr. Vereador? A meu ver isso é uma opção pessoal e não uma triste condição! Por isso, digo que o seu comentário desiludiu-me, mais a mais porque tenho-o como a única pessoa na Oposição que tem lutado para ultrapassar as suas limitações e prestar o melhor serviço possível em prol dos munícipes! O seu blogue de Vereador é digno dos melhores elogios...

Anónimo disse...

Caro (a) Rousseau.

Não ligue pois como disse Balzac (Deve-se deixar a vaidade aos que não têm outra coisa para exibir).

Manuel Ramos disse...

Vamos lá ver se nos entendemos, caro Rousseau. Dizer que existe quem faça melhor oposição (sem nomear, nem apresentar exemplos disso)não tem qualquer valor. Não há como saber, nem é, verdadeiramente, intervenção qualificada. Não informa, intriga,compreende? E desqualifica quem dá a cara e a faz todos os dias, como eu. Por isso me "piquei"!
Quanto aos ilustres, palavra que o incomodou, assim os nomeei por serem publicamente mais conhecidos, ou terem responsabilidades "públicas". O que, como sabemos nos dias que correm, não é sinónimo de "bondade", não é "certificado de qualidade" ou "casta".
Também não entendo a exposição pública de posições políticas ou de princípio como "uma feira de vaidades". Ai de nós se aí chegarmos! Não há participação democrática mais genuína do que a manifestação pública do que pensamos e acreditamos. Porém, o mal é que, passados quase 40 anos de democracia, muitos ainda têm pudor em o fazer!
E têm medo de misturas, para usar a sua expressão, o que cheira sempre a "racismo", "xenofobia","clubismo",enfim, preconceito, tudo o que mais desprezo, e que, se assim pensasse também, me teria desde logo impedido de entrar nesta aventura política que foi a minha candidatura como independente nas listas da CDU.
Enfim, e para terminar, deixo-lhe com duas citações de Buonaparte que aprecio:
- "Quando as pessoas param de reclamar, param de pensar."
e ainda...

"Em toda a revolução, há duas classes de pessoas: as que a fazem e as que se aproveitam dela."

Rousseau disse...

Caro Sr. Vereador,

Tal como lhe disse, considero-o como a pessoa mais capaz na oposição! É um elogio, mas quando o espicacei, também o fiz com um propósito, pois acho que depois desta experiência e de todo o esforço desenvolvido, o Senhor deveria continuar! Não suporto o PIS, mas também não suporto a oposição envaidecida e aqueles que se tomem por ilustres, quando, no fundo, não passam de singelas caricaturas grotescas! Visto que temos um especial apreço por Napoleão, apesar deste censurar muito Rousseau, deixo-lhe as seguintes citações:

- "O impossível é o álibi dos poltrões"

- "A verdadeira imoralidade é fazer um trabalho que não se conhece".

É pena o PIS e outros partidos da praça não terem em conta esta última citação, aplicável a tantos boys que fazem jobs para os quais não tem uma ponta de capacidade e saber, é assim que se corroí o labor de um país...

Manuel Ramos disse...

Agradeço o elogio, e a tranquilidade de saber que afinal, há por onde nos entendermos.
Quanto ao esforço, não se perde. E vai continuar, doutra forma, noutros espaços...
E os blogues continuam.
Em jeito de justificação, a si e a outros que já me colocaram a mesma questão, a da continuação: pura e simplesmente, não me apetece!

Joaquim Santos disse...

Exº Senhor
Vereador

Estive a ler o que escreveu e nem me acredito que a Srª Isabel Soares chegou a tamanho estado de demência intelectual. Ou então estou a acreditar a que ponte chegou a capacidade dos silvenses.
Já parece o Adolfo Hitler de conquistar a Europa e depois o Mundo...
“ Melhor concelho da Europa” então se nós estamos atrás daqueles que eram os piores concelhos do Algarve a cerca de 6 meses, como pode ser o melhor da Europa? Então alguém no seu perfeito juízo esta pensando que os outros estão parados? Então se a 4 anos Silves iria ser classificada pela Unesco a gora e agora e que passava a “melhor”.

Desassoreamento do Rio Arade ? Já o meu avó ouviu isso e já morreu a umas décadas e tudo esta no mesma? Se a Câmara não tem capacidade de endividamento “ dito pela Srª Presidente “ então vai sair o Euromilhões a Câmara Municipal? Se for desassorear o rio Arade de pá e baldinho nem com todos os submissos da presidente la chegam.

É bonito a Srª Presidente cumprir o diz Srª Ferreira Leite, “ prometam o que possam cumprir”

Se a Srª Presidente tem tanta certeza nas sua promessas devia registar em cartório como o exemplo vindo no Norte do Pais, ( que não deve não teme)

Com os melhores cumprimentos


Joaquim Santos