quinta-feira, abril 17, 2008

Quem manda nos Salgados?


Por um mail de um responsável da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) fiquei ontem a saber do esvaziamento da Lagoa dos Salgados em plena época de nidificação. Havendo hoje reunião camarária, perguntei ao vereador do executivo, responsável pelo Ambiente, o que ocorrera. De nada sabia. Para saber tive que ler o Público, o Região Sul ou o Barlavento. E por estes jornais se fica a saber que a CCDR e o Golfe dos Salgados trataram do assunto entre si, conforme documenta a imagem.

Mas afinal, a Lagoa dos Salgados fica ou não no concelho de Silves? ou será que já alteraram os seus limites? Ou, ainda, será que a autarquia de Silves foi contactada e o vereador responsável e todos os outros que fazem parte da Câmara não foram informados? Tanta pergunta!

Não é por nada, mas a situação não me deixa nada, nada satisfeito, quando a sei pelos jornais.

4 comentários:

Anónimo disse...

Não será precipitado admitir a idéía de que o Executivo terá tido conhecimento do ocorrido?

Penso que, embora o estribilho "eu não sabia" possa vir ao de cima, o Executivo teve que ter conhecimento dos factos, designadamente, o Senhor Vereador do Ambiente.

Caso contrário, é caso para perguntar o que é que estão a fazer aí?

Tânia Mealha disse...

Sabendo a CCDR, como consta na sua página da internet, que:
"a Lagoa dos Salgados faz parte de um conjunto de lagoas de pequena dimensão do litoral algarvio, correspondendo ao estado terminal de colmatação do sistema estuarino/lagunar da Ribeira de Espiche. Esta lagoa está classificada como Zona Sensível (Decreto-Lei n.º 152/97 de 19 de Junho) e constitui um sistema de transição entre a zona costeira e a zona terrestre, com características de lagoa interior, ocupando uma enseada de depósitos aluvionares salinizados.
Esta zona húmida está localizada entre os limites dos concelhos de Albufeira e Silves e está instalada numa pequena depressão, com cerca de 1.5Km2. A lagoa é mantida isolada do meio marinho devido à presença de uma barreira arenosa contínua, que funciona como estrutura de contenção do caudal fluvial. Em regime natural, a comunicação com o mar estabelece-se quando o plano de água no interior da lagoa atinge o topo da barreira, abrindo uma barra e escoando o volume de água acumulado na depressão, libertando um caudal de cerca de 2.5Mm3.
Nas duas últimas décadas, a construção de um campo de golfe dentro da área inundável da lagoa, reduzindo a sua capacidade de retenção, e o aumento da afluência de água proveniente de descargas de Estações de Tratamento de Água Residual - ETAR de Pêra e da Guia, concorreram simultaneamente para a alteração significativa dobalanço hidrológico da lagoa e da qualidade da água lagunar, traduzidos, respectivamente, no aumento da frequência dos episódios de abertura da barra e na diminuição da qualidade da água da Lagoa dos Salgados"
só é pena, que na notícia que saiu no Público não se explique que as estações de tratamento de àguas residuais pertencem às Câmaras de Silves e de Albufeira...
Num país que troca a auto-sustentabilidade pelos serviços, principalmente pelo turismo, é quase óbvio que sejam mais importantes os campos de golfe que a biodiversidade. Talvez cheguemos a uma altura em que seja mais rentável ter biodiversidade e menos campos de golfe e estabelecimentos hoteleiros afins... ou então, que as aves raras que pululam nos cargos públicos sejam expostas em cativeiro, já que o que fazem é exibir-se, permitindo às outras aves que trabalhem. Assim haverá continuidade das espécies numa perspectiva não darwinista, em que para uns existirem outros têm que "morrer" ou ser excluídos.

Manuel Ramos disse...

Quanto ao comentário do Anónimo tenho a dizer que não disse isso. Antes pelo contrário, até porque perguntei junto do vereador responsável. O que me espanta é como podem estas coisas ocorrer e a autarquia que "governa" o território nada saber ou não ser informada. Isso sim, é que me preocupa!
Precipitação poderia haver se desde logo admitisse que o vereador me mentia, o que nem sequer considerei.
Aliás, o título do post deixa desde logo perceber qual o cerne da questão!

Anónimo disse...

Boa pergunta!
Quando li a notícia nem queria acreditar. É desesperante!

Manuela