segunda-feira, abril 23, 2007

25 de Abril em Silves, onde é?




Quando e onde são as tradicionais Comemorações do 25 de Abril em Silves? Ninguém sabe, talvez porque pela primeira vez, desde há 33 anos, não se realizem ou, oficialmente, a elas não se faça referência especial! Será? Pelo menos assim parece, na ausência de qualquer programa escrito, colocado em cartaz, ou (mais barato!) na página da Internet da autarquia, como a seguir se vê.




Silves, Capital Cultural do Algarve - assim a classificou Isabel Soares em diversas campanhas pré e pós eleitorais - pela mesma pessoa também pseudo-candidata a Património Cultural da Humanidade, é um deserto cultural face a outras autarquias algarvias.

Comparem, só numa breve repescagem, apartidária por sinal, vários programas de actividades:

- em Portimão

- em Albufeira

...e já fora do Algarve, para contemplar também autarquias CDU, do CDS e do BE:

- no Seixal

- em Ponte de Lima

- e em Salvaterra de Magos

Na Agenda Municipal que há dias me chegou, consigo, ainda assim, descortinar algumas iniciativas que se realizam, ou se mantêm, por esta altura: um passeio de barco pelo Arade (no próprio dia 25 de Abril), a exposição de escultura de Xica na Igreja da Misericórdia, a de Alberto Alegria no ex-matadouro, o 1º de Maio na Quinta Pedagógica e, ainda, a que poderá ter maiores resultados práticos: um Intercâmbio com Idosos no dia 27 de Abril. Se bem entendo, pelo título sugerido, iremos permutar por jovens do concelho do Alvito, alguns dos nossos munícipes mais idosos!

5 comentários:

Anónimo disse...

Exº Srº Vereador
Não sei porque razão a sua admiração por não haver celebrações do 25 de Abril ..
Pessoalmente não estranho, viu algum ditador celebrar dia da liberdade?
Era o mesmo mandar o Salazar celebrar o 1 de Maio e o Fidel Castro celebrar a queda do Muro de Berlim, queda do comunismo.
Atenção, não estou a dizer que a Drª Isabel Soares seja uma ditadora. A ditadura também é exercida o ditador e que pode ser diferente.
Srº Vereador, não se esqueça que o povo votou e a Drª Isabel ganhou por maioria. Por isso não culpe a Srª Presidente mas sim o Povo. Se a Srª esta agir mal pois o povo nas próximas eleições dirá de sua justiça.
Joaquim Santos

Manuel Ramos disse...

Se o povo votou e a Drª Isabel Soares lá está foi porque o 25 de Sbril aconteceu. Por isso não vejo sentido nas suas comparações!

Anónimo disse...

Exº Senhor
Drº Manuel Ramos

Se o Srº visse o sentido, isso me espantaria.
O 25 de Abril não é ter cultura democrática?
Pois bem quem teve a brilhante ideia não deixar o mandato da do PSD ir até ao fim, e querer a todo o custo eleições antecipadas. Eu não fui de certeza.
25 de Abril Sempre
Joaquim Santos

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Quando não há dinheiro, como parece ser o caso, corta-se no que se julga "acessório"...até porque, para muita gente, o 25 de Abril incomoda; a muitos incomodará porque o não entendem...talvez porque apesar de explicado nunca terá sido compreendido.

O 26 de Abril pode ter ditado caminhos que não agradaram a todos, mas estamos mal enquanto povo e nação se, 33 anos depois, não soubermos festejar o dia que (independentemente dos caminhos que a revolução seguiu...) nos devolveu a liberdade...

A liberdade até para fazer asneiras...

Se os órgãos do Estado, como as câmaras municipais, falham na sua obrigação institucional de celebrar as efemérides como o 25 de Abril, levante-se a sociedade civil e festeja ela a liberdade...o problema é que talvez a dita sociedade civil esteja mais interessada em ir passear para os centros comerciais...

O que nem será o maior dos problemas, desde que as pessoas nunca esqueçam que a liberdade de passear e dizer os maiores disparates sem medo de quem os oiça, se deve a um dia...o 25.

Anónimo disse...

Dr. Ramos,
Também eu regressei de férias, e fui visitar os blogues que me mantêm informada, entre eles o seu. Fiquei agradavelmente surpreendida não só pelos cravos, como pelo poema da nossa Sofia. Não sabia que gostava de poesia.Deve ser da Primavera, que paira no ar e contagia as pessoas.
O local onde escrevo não é o apropriado, mas como esse está já muito abaixo na página, e poderia não o ler, resolvi-me por aqui, que é mais recente.
Parabéns e a continuação do bom trabalho.