domingo, abril 04, 2010

Ainda Armação de Pêra, e o património que ficou por classificar

Contra minha vontade e voto, foi em finais de 2007 aprovado o projecto urbanístico para este edifício em Armação de Pêra com pormenores Arte Nova, dos finais do séc. XIX, projecto que previa a sua demolição e que, imagine-se, se efectuou! 

Ainda sem o Plano de Pormenor de Armação de Pêra em vigor, só saído em Diário da República de 18.1.2008, mas já com aprovação em reunião municipal após uma guerra de pareceres jurídicos, custa a crer como foi possível realizar-se entretanto semelhante crime de lesa-património. Mas realizou-se, e é daquelas coisas que "custo a engolir", já que, com mais algum acompanhamento e atenção pessoal, não deveria ter deixado acontecer. Penitencio-me ainda hoje por isso...e este post fica como inglório exorcismo.
Mas muito mais deverá pesar sobre a consciência do actual executivo permanente, já que foi a senhora presidente que lhe deu despacho final em Maio de 2008, sem prévia informação ao resto da Câmara. E para além da eliminação de um dos mais interessantes edifícios históricos de Armação, fica a dúvida pela imagem se o projecto respeita (nas varandas) os parâmetros em vigor nessa rua Dr. Manuel de Arriaga?

Ficam as imagens do antes e depois, para mais tarde recordar.
E esta, na mesma rua, será a próxima vítima?


7 comentários:

Senhorzinho Malta disse...

A memória dos Armacenenses para sempre perpetuará aquilo que a senhora Soares representa para a vila: a sua degradação urbanística... Com as suas políticas fantásticas incubou um viveiro que é o melhor exemplo a ter em conta sobre aquilo que não se deve fazer em matéria de urbanismo! Com Le Corbusier, a senhora Soares chumbaria sempre! Pergunta que se coloca é porquê tanto tempo para um plano de pormenor?!? E medidas preventivas?!? Mais uma vez, fica-se com a sensação que tudo se fez para favorecer interesses dos privados com evidente prejuízo do interesse público no correcto ordenamento do território e ambiente sadio! Estou certou ou estou errado?

Manuel Ramos disse...

Certo, certíssimo...

Tânia Oliveira disse...

Tudo o que Isabel Soares deixa para os Armacenenses é a impossibilidade de um futuro sustentável para quem reside em Armação de Pêra,é muito grave,direi mesmo terrivel.

Esta destruição que o dr. Manuel Ramos aqui destaca,"custa a engolir" à maioria dos Armacenenses,muito se fala deste assunto em Armação de Pêra,ainda continuamos incrédulos.

Felicito-o por admitir que com um pouco mais de acompanhamento e atenção pessoal,da sua parte,talvez as coisas tivessem sido diferentes,teria valido a pena para todos nós.

Ainda há um resto que sobreviveu a estes 12 anos de Isabel Soares que vale a pena tentar salvar.

Haja o empenho e a atenção necessárias...

O pior é que já ninguém acredita que esse empenho possa existir,por isso Isabel Soares continua lá,e ninguém lhe faz frente,ela pode quer e manda!

Venha o primeiro que prove o contrário,isso é que era um grande presente para o povo.

Classifiquem o casino,devolvam os balneários da lota aos Armacenenses,livrem os rios de esgotos e não esquecer,levem a barraca para longe da praia dos pescadores...

Recomenda-se menos empenho e muito mais desempenho.

Quim disse...

A começar por aquela caixa de ferro velho azul que temos à entrada da cidade de Silves, terminando na indiferença perante a destruição deste tipo de edifícios passando pela construção de edifícios públicos como as piscinas em leito de cheia, um centro histórico esburacado, um teatro fechado, sem dúvida que a belle époque desta isabel fica na memória de todos!
Felizmente não fica em livro!
Viva a esperteza, saloia!
ah e viva as festas e a feira medieval para o povo se distrair!!

Anónimo disse...

ainda havemos de ver a isabel a autorizar a demolição da casa dos Caldas e Vasconcelos em troca de uns presuntinhos!

Manuel Ramos disse...

No limite do razoável esse seu comentário, já que anónimo e sem sustentação documental, como diria um advogado. Mas pronto, desta vez passa. Fica avisado: da próxima vez que falar em "presuntinhos", é bom que assine, senão quem paga as favas ainda sou eu...

João Gregório disse...

Boas! venho por este meio informar que estou tentando reunir a maior quantidade possível de blogs relacionados com o nosso algarve, ou seja uma comunidade de bloggers algarvios criando links para cada um deles em http://algarveblogs.blogs.sapo.pt/
neste momento já se encontra disponível um link para este blog.
Caro colega se me poder fornecer links de outros blogs relacionados com a nossa região por favor envie-me um email para joaogregorio_50@hotmail.com
Boa continuação! ass. João Gregório