segunda-feira, março 08, 2010

Faleceu Costa Martins (1938-2010) - notável messinense, capitão de Abril

Costa Martins (1938-2010)


Messinense, capitão de Abril (embora já major então) de importantíssimo protagonismo (veja-se biografia detalhada mais abaixo), José Inácio Costa Martins faleceu no sábado passado após a queda da aeronave em que seguia com um amigo (veja-se notícia aqui).
Foi talvez um dos militares de Abril mais perseguidos após o 25 de Novembro, pois sobre ele foi lançada uma calúnia que só recentemente foi dada como falsa. A de se ter apropriado do dinheiro do célebre "Dia do Trabalho", uma iniciativa que protagonizou enquanto Ministro do Trabalho em 1975, e que hoje, bem melhor acolhida seria na dita redução do défice do que outras, sempre as mesmas e ano após ano repetidas, sempre sobre os mesmos, e que dão por nomes como PEC ou outros.
Conheci-o em 2005 por intermédio de Francisco Martins, num almoço a três deveras agradável, em que nos manifestou total apoio à candidatura à Câmara Municipal de Silves. Grande falador, senhor de uma enorme cultura, evidenciava no que dizia profundos ressentimentos pela forma como o país o tratara a si e a outros que tinham feito a Revolução de Abril. As suas memórias eram muitas, detalhadas, e importantes. Faltou, infelizmente, passá-las ao papel.
O Concelho e a freguesia de Messines perdem agora um dos seus mais recentes e notáveis filhos.
Seja honrada a sua memória!
Aqui deixo o catálogo da exposição, "Notáveis Messinenses: vivências e contributos" realizada em 2009 pela Junta de Freguesia de Messines, e que entre as pgs. 187 e 200 faz a biografia de Costa Martins (da autoria de José Manuel da Costa Neves).


1 comentário:

Anónimo disse...

COSTA MARTINS, O CAPITÃO (MAJOR) DE ABRIL, QUE SOZINHO TOMOU O AEROPORTO DA PORTELA - LISBOA E QUE SÓ MAIS TARDE CHEGARAM AS FORÇAS MILITARES! DEPOIS DO 25 DE NOVEMBRO DE 1975 TEVE QUE PARTIR PARA O EXÍLIO PORQUE ESTAVA EM RISCO A SUA PRÓPRIA VIDA PORQUE FOI ACUSADO IGNOBILMENTE DE TER DEPOSITADO NA SUA CONTA BANCÁRIA "O DIA DE SALÁRIO" DOS TRABALHADORES E 16 DEPOIS FOI REINTEGRADO NA FORÇA AÉREA COM TODOS OS DIREITOS ATÉ AÍ ADQUIRIDOS, VENCENDO A BATALHA MAIS DIFÍCIL DA SUA VIDA. SÓ A TRÁGICA MORTE NÃO CONSEGUIO VENCER. PARA ELE VAI A MINHA SENTIDA HOMENAGEM. VIVA SEMPRE O "CAPITÃO" DE ABRIL COSTA MARTINS!!! António Carvalho