quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Multiplicam-se os apoios, e por isso agradeço!

A defesa do património histórico e cultural que o Museu e  a Fábrica do Inglês representam tem vindo a mobilizar  numerosos e crescentes apoios, que importa por justiça realçar e agradecer.
Foram já muitos os que expressaram a sua solidariedade por palavras e gestos. Arrisco-me a não nomear todos os que o fizeram, pedindo por isso desde logo desculpas aos mesmos, mas não quero deixar, ainda assim, de fazer jus a algumas referências.
De forma  mais ou menos cronológica, começo pela Lista Museum, um fórum de participação dos profissionais de museus que ajudou a divulgar a notícia e a recolher a solidariedade dos museus portugueses; o ICOM/Portugal(Conselho Internacional dos Museus), e o seu presidente, o Dr. Luís Raposo, que em reunião plenária elaborou comunicado de apoio em defesa do Museu; os partidos políticos com representação na Assembleia da República, designadamente o Bloco de Esquerda e o CDS/PP que em plenário onde o Governo esteve presente colocaram à Ministra da Cultura e ao Ministro da Economia as perguntas obrigatórias; à Directora Regional da Cultura, Drª Dália Paulo, que se prontificou a ajudar no que necessário fosse; à Rede Regional de Museus que manifestou o interesse em colaborar tecnicamente no apoio ao Museu; à RTP, à RDP, e outros órgãos de comunicação escrita regional que sobre o assunto já realizaram reportagens ou notícias; à Retecork (Rede dos Territórios Corticeiros) que visitou o museu durante a sua reunião de Silves e nas conclusões da mesma expressou as suas preocupações; à Drª Graça Filipe, actual vice-directora do Instituto Português dos Museus, à Drª Simonetta Afonso, reconhecida mulher dos museus e exposições, actual presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, ao Dr. José Gameiro, director do Museu do Mar em Portimão; ao Clube de Amigos da Fábrica de Cortiça Robinson de Portalegre (Manuela Mendes), à Rota da Cortiça de S. Brás de Alportel; à visita do deputado do PCP José Soeiro e da delegação do Grupo Parlamentar do BE, com interessantes sugestões; à moção apresentada por Carlos Marques (BE) na Junta de Freguesia de Silves aprovada por unanimidade, e hoje à notícia da moção aprovada por maioria na Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) apresentada pelo Bloco de Esquerda, e que abaixo reproduzo.
E aqui e assim agradeço a muitos, e muitos outros, que através de e-mails, dos seus blogues, telefonemas ou pessoalmente me têm dado forças para prosseguir uma luta em defesa de algo que Silves não pode perder: o seu protagonismo histórico-cultural, o seu protagonismo no mundo corticeiro, onde já foi líder mundial.
P.S.-Entretanto,hoje, quinta-feira dia 4 (terá sido mera coincidência?), soube através do Barlavento on-line que a Srª Ministra já respondeu ao senhor deputado Artur Rêgo (CDS-PP) sobre a questão que referi no post. Ainda que a resposta não me trouxesse novidades, sempre fica o testemunho oficial. Leia-a aqui. 


4 comentários:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Eu, a título pessoal e em nome da Associação Árvores de Portugal, apoio incondicionalmente a tua luta que é, entre muitas outras coisas, um exemplo de patriotismo notável. Porque ser patriota é muito mais do que pendurar uma bandeira na varanda por causa da bola; é defender o nosso património, a nossa cultura e a nossa memória, em nome do nosso futuro, pois não acredito num futuro que não preserve, conheça e se orgulhe do seu passado.
O futuro da indústria da cortiça, do qual depende em grande medida a preservação dos montados de sobreiro, começaria mal se, hoje, essa mesma indústria não cooperasse na defesa de parte significativa da sua história.

Anónimo disse...

Muita fantochada,mais apoio do que já tiveram?

Manuel Ramos disse...

Obrigado, Pedro! e Árvores de Portugal, assunto que o museu também gostaria de apadrinhar, se pudesse.
Mas gostei sobretudo do último parágrafo: muito mal estaremos se uma indústria que é líder mundial não venha também a terreiro em auxílio do que também é "seu".

Manuel Ramos disse...

Ao anónimo pergunto: é capaz, mesmo sob anonimato, de me dizer qual foi o apoio que o museu da cortiça já teve? Só para que eu também saiba, mais nada...