segunda-feira, novembro 23, 2009

Sabiam?


(créditos para www.fronteiraaberta.com/paulo.html)

Sabiam que o senhor vereador Fernando Serpa tem um site(e lá vai mais uma)? 
Sabiam? Sabiam que se indignou por a Câmara Municipal de Silves ter um site e a última acta camarária lá publicada ser de Junho de 2008?! Indignou-se bem, a informação é para ser dada aos eleitores a tempo e horas, sem discriminação ou censura.
Pois é...

Mas agora, pergunto eu: porque é que o vereador Fernando Serpa, assíduo visitante das actas camarárias publicadas pelo Blogue do ex-Vereador (sei eu porque ele me disse), se esquece e não informa os munícipes que as procuram de que ali as podem encontrar, pelo menos até Dezembro de 2008? Teria prestado uma informação útil, mostrado algum fair-play que ultimamente tem faltado, em lugar de nos recomendar dois sites do governo do PS, um deles transparencia-pt.org (que nem me atrevo a ligar aqui, tais as críticas públicas demolidoras que já recebeu pelos comprovados erros que apresenta).  
Será, infeliz frase!,- mas lá sabe quem o diz - que "quanto mais difícil for o acesso à informação, melhor para quem nos governa"? Infeliz, sem dúvida, já que poderia aplicar a si mesmo, caso não fosse oposição e sim governo. 
Parafraseando, aplicar-se-á isto também se for assim?:"quanto mais difícil for o acesso à informação que a outra oposição der, melhor para a nossa".
Bem prega frei Tomás: "Façam o que ele diz, não façam o que ele faz".

quarta-feira, novembro 18, 2009

Propostas do PS?!


O blogue do vereador Fernando Serpa (aqui fica mais uma ligação, de borla) continua a surpreender...ou talvez não.
Ainda sobre a dita proposta do PS para as taxas do IMI para o concelho de Silves - aquela, a virtual, e que nem escrita estava (aguardamos ainda para ver, se alguém responde ao já feito desafio de a apresentar) - e que nunca iria aparecer caso não tivesse existido preparação e proposta da CDU (sim, porque só houve reacção depois desta última ser conhecida e, caso não tivesse surgido, ser a história totalmente diferente), convém dizer:

Havendo proposta escrita da CDU, aqui d'el rei! A Presidente está em apuros, não temos trunfos na manga, estamos de T-shirt, vamos lá salvá-la: fique-se pelo meio termo, mais coisa menos coisa, e saque-se os dividendos políticos desta aprovação. Esqueçam que já apresentámos em 2006 a proposta de 0.30% para prédios em CIMI!  Esta é a estratégia quando não se faz o trabalho de casa! 
Mas quais foram então os dividendos? Os de ter onerado os munícipes com mais algumas décimas no IMI? Obrigadinho, Partido Socialista...!
Esquecem, vistas as coisas por outra perspectiva, que se a autarquia não auferir mais uns cobres por nossa conta, talvez não possa realizar as ditas festas e romarias e concentre esforços na gestão do pagamento do passivo, coisa que com as taxas máximas que o PS, em "santa aliança" aprovou em Assembleia Municipal, nunca resolveu.

E ter lido eu que era compromisso eleitoral baixar os impostos municipais (sim, lido, porque o site do PS para as autárquicas já era)!. As promessas eleitorais de baixar imposto, enfim...isso foi a Drª Lisete Romão que disse. Aposto que este novo PS invocou, uma vez mais, como fazia o velho, quando votava taxas e orçamentos em "pagã coligação", o repetido chavão: "nós fazemos oposição responsável". Imaginem só, caso fosse o PS Executivo! Não, não estou a falar no governo, que já lá estão e se vê o que fazem; estou a falar na autarquia...!
E onde é que já ouvi esta conversa?
"A realidade é bem outra. A autarquia precisa de verbas para assegurar o seu bom funcionamento.
Não nos esqueçamos dos pesados encargos bancários que têm de ser pagos, dos fornecedores que não recebem no momento devido… e mais importante ainda dos trabalhadores camarários." (Fernando Serpa dixit)

Enfim, o Partido Socialista, o referido vereador, e a "proposta" do PS para o IMI Municipal continuam iguais a si próprios, dando desculpas de mau cumpridor, "sacudindo águas do capote", terminando em demagógica declaração que, sublinhe-se, é estapafúrdio papão (fazer depender os salários dos funcionários municipais das taxas municipais!).
Já agora, e a talhe de foice, para dizer: se a majoração de 30% sobre prédios degradados (curiosamente, e apesar das críticas, também constante da proposta do PS em 2006) não é efectivada, culpas para a vereação permanente que sempre a propôs e, da primeira vez que o fez, nem constituída tinha Comissão Municipal Arbitral de Avaliação de Imóveis. Nessa altura não foi o vereador Fernando Serpa que chamou a atenção para o lapso. Fui eu. E vale a pena ler a declaração de voto vencido que na altura fiz contrapondo exactamente os mesmos valores da actual proposta da CDU (coerência já com 3 anos!), e compará-la com a proposta do PS de então (ligação acima apresentada).
Quanto à diminuição do IMI acima da EN nº 124, uma só sugestão: ponham o Dr. Fernando Serpa a inventariar a propriedade, a Norte e a Sul da dita!
Quanto a facturas  de água de quase meio milhão de euros: deixem o assunto para o Correio da Manhã (sem nº de contribuinte e de cliente, de preferência)! 
Ah!, e fico suspenso quanto a saber quem era o COMISSÁRIO POLÍTICO, já que o tema vinha a propósito!