quinta-feira, agosto 27, 2009

Carlos Matos, um resistente

Foto Filipe Antunes, Jornal Barlavento

A notícia do Barlavento inspirou-me e decidiu-me a realizar este pequeno texto de homenagem a um dos silvenses que mais admiro: Carlos Matos.

E não só por ser um resistente, como o classifica o Barlavento, na vontade e na persistência em manter uma actividade hoje dominada pelas grandes multinacionais. Por ser quem é: modesto, persistente mas tolerante, afável, sempre simpático, trabalhador. E um empreendedor nato. Mas como se costuma dizer, "santos da casa não fazem milagres", e aí está, desde há alguns anos, uma situação que não se verificou durante quase todo o séc. XX em Silves: a cidade não tem um cinema, ainda que tenha um espaço para isso!

Um abraço a Carlos Matos e os maiores sucessos, por Portimão e agora Olhão, esperando que em breve o sonho de Silves possa voltar a ser uma realidade.

Oxalá!

----

P.S. - Uma palavra de parabéns à iniciativa da CMS de no dia 3 de Setembro homenagear outro(a) silvense, Maria Keil, com a colocação do auto-retrato que doou na sala com o seu nome na Biblioteca Municipal. Ainda não é a exposição retrospectiva que a Biblioteca Nacional e Lagos já lhe realizaram, mas sempre é alguma coisa.

quinta-feira, agosto 20, 2009

Somos parvos ou quê?

A recente inauguração das obras do Polis em Silves, inicialmente previstas acabar em 2005, e que contaram com a presença do ministro do Ambiente (também ele em campanha), não podem passar em branco sem mais um comentário meu. Sendo época de eleições todos querem tirar partido de alguma coisa que se veja ou mesmo que não se veja. Primeiro foi Cavaco Silva que se prestou a vir inaugurar as obras por finalizar no castelo, agora é o ministro do governo PS, Nunes Correia, para pôr fim a um Polis que não terminou, na prática. É só lembrar (veja-se foto abaixo) o que se passa em pleno Centro Histórico. O Museu da Arrochela, o Moinho Valentim e o seu passeio pedonal, a reabilitação da Ponte Velha são agora para esquecer. Com dinheiro que já não há, mas que agora já só sairá da autarquia, que teve que contrair empréstimo para financiar a sua parte deste Polis, façam-se buffets, outdoors, passeatas, entrevistas para a imprensa, obras de véspera para "ministro ver", enfim, o espectáculo à maneira, "pró pagode também ver e votar".

Haja vergonha e perguntem aos moradores do centro histórico se realmente Valeu a Pena.

sexta-feira, agosto 14, 2009

Então não é ?

De Saco dos Desabafos

Post Scriptum (17.8.2009) - Após a publicação deste post recebi um e-mail da redacção do Get Real que muito apreciei e explica o erro que neste artigo comento. Vejam a nota final de rodapé.

Vai primeiro o original, faço depois a tradução para os mais preguiçosos!

Silves culture RIP

Members of the Socialist Party (PS) and Christian Democrat Union (CDU), along with some members of the Left Bloc (BE), gathered outside Silves’ Mascarenhas Gregório Theatre to celebrate its 100th Anniversary on July 24 and to lament the fact that it has remained closed since restoration works were completed in 2005, prior to local elections. According to Manuel Castelo Ramos, leader of Silves CDU: “It is a pity that the theatre remains closed through negligence, lack of a work plan and hastily completed works. It is shameful.” Lisete Romão, local PS leader, said that “since being restored, the theatre has deteriorated both inside and out”. The group laid a wreath at the door of the theatre with the inscription – “Here lies the culture of Silves”.

Tradução: Membros do Partido Socialista (PS) e da União Democrata Cristã (CDU), juntamente com alguns membros do Bloco de Esquerda (BE), reuniram-se frente ao Teatro Mascarenhas Gregório em Silves para celebrar o 100º aniversário no dia 24 de Julho e para lamentar que tenha continuado fechado desde os trabalhos de restauro completados em 2005, antes das eleições locais. De acordo com Manuel Castelo Ramos, líder da CDU de Silves: "É uma pena que o teatro permaneça fechado por negligência, falta de planeamento e trabalhos apressados por concluir. É uma vergonha." Lisete Romão, líder do PS local, disse que "desde que foi restaurado, o teatro deteriorou-se por dentro e por fora". O grupo depositou uma coroa de flores na porta do teatro com a inscrição - "Aqui jaz a cultura de Silves"

Fico a saber por esta notícia do Get Real (nome curioso, aliás) três importantes coisas, quiçá úteis pr'a(s) campanha(s) eleitoral que se avizinha(m)?


- que o vereador Manuel Ramos é líder da CDU em Silves

...e que, assim sendo, é também um democrata cristão, do dito Christian Democrat Union!! O que eu não fiquei a saber muito bem, é se o jornalista estava a escrever sobre o assunto em Portugal ou desde a Alemanha, enfim, se estava em Portugal mas a pensar na Alemanha! É que com tantos turistas e/ou jornalistas por este Allgarve, só pode dar confusão.
...e ainda: que os trabalhos de restauro (reabilitação era melhor) ficaram prontos em 2005! Isso quiseram que o povinho pensasse!!

Mas justiça seja feita à citação do que foi dito (pelo menos a minha, perdão, a do putativo líder dos Democratas Cristãos de Silves). Tal e qual!

Estaria por lá um telemóvel?
Nota Final (P.S.) - Dois dias após a publicação deste post recebi um e-mail da Get Real invocando as suas desculpas quanto à gralha referida e disponibilizando-se para na sua próxima edição realizar a devida correcção, que entendeu previamente submeter à minha apreciação. Relevo a atitude profissional manifestada pela editora do jornal, Fiona Perris, e a humildade que demonstrou (até perante a minha ácida crítica), atitudes hoje em dia bem raras e que só prestigiam quem as toma.
Deixo-vos com o conteúdo do mail que a jornalista me enviou, e de forma simpática procurou escrever em bom português:
Boa Tarde Exmo Sr Manuel Castelo Ramos

Vem por este meio pedir desculpe para os erros editoriais que foi publicada na edição acima mencionado. Foi alertado para o seu blogue e venho por este meio pedir desculpe para os erros para qual vamos publicar uma correcção na nossa próxima edição dia 18 de Agosto. Em baixo uma cópia de correcção e eu agredecia se pode me informar até as 11 horas de amanhã se considere que falta qualquer assunto.

Error
A news article published August 4 entitled ‘Silves culture RIP’ contained some errors with regard to a political party and a Silves councillor for which we apologise.
In correction: the CDU stands for Democratic Unity Coalition (Coligação Democrática Unitária) and not Christian Democrat Union (the German political party). The CDU is a coalition between the Portuguese Communist Party (PCP) and the ecological party The Greens (PEV). Manuel Castelo Ramos is not, as reported the “leader of Silves CDU”, but rather an elected councillor, independent but integrated on the CDU list.

Vamos aplicar mais atenção no futuro para melhorar a qualidade de jornalismo e para evitar futuros erros semelhantes.

Peço desculpe tambem para o meu pessimo português.

Atentamente
Fiona Perris
Obrigado Fiona!

domingo, agosto 02, 2009

Silves - de maior concelho do Algarve ao melhor da Europa

in http://canalsu.blogspot.com


A época eleitoral é propícia ao desvario. Mas Isabel Soares abusa.

Pouco tempo passado após a promessa de fazer de Silves "o maior concelho algarvio"(sic), promete agora transformar o concelho "no melhor da Europa"!!

Temos aqui mais um exemplo do que é a "política de verdade" do PSD e o exemplo acabado de que o PIS segue à risca os conselhos da presidente daquele partido, Manuela F. Leite, quando no Algarve veio pedir aos autarcas que não prometessem o que não podem e só falassem verdade.

As declarações de IS foram feitas no âmbito da apresentação do PEDS (Plano Estratégico de Desenvolvimento de Silves) que, embora sendo documento imprescindível e fundamental para o futuro planeamento concelhio, merecia não ficar marcado por declarações eleitoralistas deste calibre e por outras de igual timbre que adiante comento. Como não pude estar presente (embora tenha estado anteriormente numa das sessões de apresentação e preparação deste documento) vou basear-me e confiar no que li no Terra Ruiva on-line.

Começando com humor, devo referir que não seria necessário IS citar o Papa João XXIII para nos convidar a trabalhar: bastaria citar Cavaco Silva quando era ainda primeiro-ministro.

Em segundo lugar, fica o sublinhado para as palavras do Dr. Ricardo Tomé que acha que a Fissul deve ser capitalizada e transformada num espaço multi-usos de importância regional; longe vão os tempos em que IS, na oposição, falava de um elefante branco. Assinalável também a informação do técnico camarário que nos vem dizer que a partir de Agosto o PEDS estará disponível no site da Câmara; os leitores do Blogue do Vereador por lá já o vêem há dois meses!

Vem agora o melhor: Isabel Soares encerrou a apresentação com umas palavras de agradecimento e a promessa de transformar o concelho de Silves no "melhor concelho da Europa" (in Terra Ruiva): já nem faço mais comentários!

E depois: Em conversa havida com a comunicação social presente, a presidente da CMS realçou a aposta na Inovação e Conhecimento, na Localização da Plataforma Logística, na Zona Industrial do Algoz, no Desassoreamento do Rio Arade e no Património Cultural Natural (idem): em todas as campanhas a ladaínha é a mesma, com excepção desta coisa agora que é a I&D, muito na moda, e que é de momento, depois do golfe, o novo paradigma para poder construir imobiliário em tudo o que é sítio!

E termina com mais duas declarações espantosas:
1. A importância estratégica do rio justificava a "autarquia assumir a responsabilidade financeira do desassoreamento do rio Arade". Será que alguém lhe perguntou por que é que ainda não o fez nestes 12 anos??!

2. "A edil prometeu, em espaço ainda a definir, um Observatório do Lince Ibérico, na cidade de Silves" (idem). Ai agora é o Lince Ibérico?! E que é feito do Centro Tecnológico da Citricultura que IS deixou cair, da Festa da Laranja ou Feira Nacional da Citricultura, dos Congressos de Citricultura, da promoção e institucionalização da marca Laranja de Silves?, coisas que realmente ajudariam a construir a imagem cultural e ambiental deste concelho. Poderá até haver um pequeno centro interpretativo e de investigação junto ao Centro de Reprodução da Herdade das Santinhas (Funcho) que não é sequer responsabilidade sua ou da autarquia, mas se pensa que em Silves vai haver linces para observar além dos que vêm para o Centro de Reprodução, enfim, e passo a expressão, ponham as barbas de molho! E os coelhos na Serra de Silves?
Silves vai ser barriga de aluguer: os linces vão para a Malcata.

Enfim, demagogia e ignorância muito para além do qb!