quinta-feira, outubro 23, 2008

A Vingança é um prato que se come frio...a dois!

Dois anos exactos sobre o seu primeiro romance, "Traição na Trilha do Ouro", também conhecido por "Traição como ela é", eis que o mesmo autor nos brinda com notável papel no filme "A Vingança é um prato que se come frio...a dois!" de um conhecido realizador da nossa praça.
Sinopse: Os habituais longos diálogos em voz-off do realizador/comentador, com superlativa adjectivação, largos planos de enquadramento do protagonista, alguma publicidade pro-bono menos subliminar, uma insistente vontade em relançar assuntos antes proibidos no ideário deste surpreendente realizador, enfim, a perfeita receita para esta obra que, historicamente, inaugura uma nova fase no seu trabalho em Silves.

Veja aqui o longo trailer.

quinta-feira, outubro 09, 2008

Parabéns a um amigo

Não é só um amigo pessoal que muito estimo, é um grande amigo de Silves, e por isso se justifica este apontamento de homenagem.
Adalberto Alves foi ontem distinguido com o importante Prémio Sharjah (Xarja) para a Cultura Árabe, criado em 1998 pela UNESCO. É totalmente merecida esta distinção para aquele que há largos anos se dedica de alma e coração ao estudo e divulgação da nossa herança cultural luso-árabe, e assim também de Silves. Está mesmo, nesta matéria, entre os pioneiros da "arqueologia" da palavra, da poesia, do misticismo islâmico, tendo o seu primeiro livro (creio eu) sobre estes assuntos, "O meu coração é árabe" (1987), despertado um enorme interesse e entusiasmo pela poesia luso-árabe. Nele pudemos pela primeira vez ler muitos dos poetas que cantaram Silves em árabe, entre eles al-Mu'tamide ou Ibn 'Ammar, personagens a quem já dedicou outros livros. Prepara-se agora para nos apresentar mais um trabalho de grande fôlego, com o seu rigor habitual, o de um dicionário de palavras portuguesas de origem árabe.
Convém ainda lembrar, à atenção dos silvenses, o facto de ser co-fundador do Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves (CELAS) e presidente do seu Conselho Geral.
P.S.- Leia-se o artigo que lhe dedicou o Barlavento on-line.