sábado, agosto 27, 2005

Em jeito de editorial...

Desde cedo acompanho o fenómeno da explosão dos blogs em Portugal. Sou assíduo leitor de alguns deles. Constituem um espaço de livre expressão sem precedentes e cujas consequências político-culturais estão longe de ser avaliadas ou compreendidas. Nunca, até aos dias de hoje, alguém teve a capacidade de transmitir e partilhar o que sente e pensa com tantos outros indivíduos, denunciando situações, influenciando opiniões, enfim, produzindo ou contribuindo para produzir o que é vulgar chamar opinião pública. Embora goste de partilhar o que penso, sou preguiçoso quando escrevo. Por isso este tardio blog. Mas circunstâncias de ordem pessoal, concretamente o facto de finalmente ter decidido empenhar-me na vida política activa (porque passiva era um vício de todos os dias), no caso as eleições autárquicas, levam-me a esconjurar um dos meus piores defeitos, já referido, o de poucas vezes comunicar por escrito o que penso.
A política começa em casa, e porque gosto de falar do que realmente sei, limitar-me-ei, na medida do possível e da minha indignação, a escrever sobre a terra onde vivo e trabalho, o concelho de Silves (Algarve).
Saco dos Desabafos foi o nome que resolvi dar a este espaço. É sempre complicado nomear algo, sobretudo quando o que nos impele pode ser adjectivado de tantas formas: indignação, raiva, descrédito, tristeza, pasmo, repúdio, enfim, emoções pouco desejadas embora possam ser construtivas. Mas nem sempre será assim, não queremos fazer deste blog um Saco de Lamentações. Também nos motivará a vontade de aplaudir, sem preconceito, sempre que a ocasião se proporcionar. Mas essas serão, certamente, ocasiões mais raras. Porque, como diz o poeta, que me perdõe a abusiva paráfrase, assim como o sonho comanda a vida, é a crítica negativa que está na raiz, comanda e inspira este "Saco dos Desabafos". É a minha terapia, mas também a minha contribuição ao debate municipal. É, afinal, a partilha com os conterrâneos do que me vai na alma, do que penso, na esperança de inspirar o debate, a discussão, da qual se poderá fazer, esperemos, alguma luz. Estou consciente da utopia de algumas destas presunções, mas que seria de todos nós sem a Utopia. Por ela, por nós, por Silves, peço aos que me lerem, desabafem comigo para este meu e vosso grande Saco dos Desabafos!

3 comentários:

Unknown disse...

Força Manuel.
Num país de "treinadores de bancada" é bom que haja alguém que salte da mesa do café e se disponibilize para "pegar o touro pelos cornos".
Espero que consigas fazer algo de positivo.
Silves precisa !!!

Futuro Ex-Gordo disse...

Saudações, Manuel!
Vou acompanhar de perto mais esta tua aventura.
Um abraço

Marco António I. Santos disse...

Um grande bem haja para este útil saco dos desabafos e para o Manuel!

Cumprimentos
Marco